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Informações sobre as ações sociais do Projeto Menina Moça Mulher
INSTITUTO CARLOS CHAGAS INAUGURA CASA DO PROJETO MENINA, MOÇA, MULHER.
Casa, no Centro do Rio de Janeiro, será centro de referência para a saúde da mulher. Moradoras de comunidades da região central do Rio de Janeiro estão entre os públicos prioritários. Atendimentos ambulatoriais, em oficinas e palestras deverá ser de 2000 atendimentos por mês.
O Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas inaugura, em maio, a sede do projeto Menina-Moça, Mulher, centro de referência no atendimento integrado de saúde da mulher formulado de forma a ser replicado em outras regiões do país. O projeto é definido como uma completa rede de atenção a mulheres de todas as idades, em situação de vulnerabilidade social, a partir da oferta de consultas médicas, palestras e oficinas tendo à frente uma equipe multidisciplinar. O Menina-Moça, Mulher contempla, ainda, o desenvolvimento de pesquisas na área de atendimento à Saúde da Mulher, ao integrar as ações do Projeto aos programas educativos do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas.
“O Menina-Moça, Mulher é único, moderno e inovador e foi pensado para dar apoio a mulheres em situação de rua, moradoras de comunidades, pessoas em situação de rua, profissionais do sexo, usuárias de drogas, vítimas de abuso sexual e todas as mulheres que tenham dificuldade no acesso ao sistema de saúde e precisem de atendimento especializado. Vamos promover também ações ligadas a direitos sexuais e reprodutivos, oferecer apoio jurídico e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda”, explica o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti Ribeiro, presidente do Instituto Carlos Chagas e um dos idealizadores da iniciativa.
O Menina-Moça, Mulher funcionará em uma casa, na região central do Rio de Janeiro, que abrigou um ambulatório e foi totalmente reformado para acomodar as salas para consultas, oficinas e atividades.
Segundo Ricardo Cavalcanti Ribeiro, o Menina-Moça, Mulher vai atender as necessidades sociais de jovens e mulheres carentes, chamando a atenção para a responsabilidade social de quem pode e deve fazer mais pela população. Além disso, o projeto vai seguir os conceitos adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“O Menina-Moça, Mulher não tem fins lucrativos e foi criado para resgatar mulheres em situação de risco, que terão a chance de retomar a autoestima e ganharão uma nova oportunidade de reinserção na sociedade. Queremos resgatar a cidadania dessas pessoas em um projeto que tem como foco a menina, a moça e a mulher que apresenta demandas relacionadas à saúde, ao social e ao psicológico”, explica.
Segundo Silvio Fernandes, coordenador do Menina-Moça, Mulher, a gravidez na adolescência será um tema tratado pelos especialistas. “Atualmente, temos uma média de 3,8 gestações para o grupo de meninas com idades entre 10 e 19 anos. É uma estatística que precisa ser mudada, com uma redução drástica desses números. O objetivo é tratar, orientar, oferecer qualidade e opções de crescimento e sustento”, destaca.
Entre os resultados esperados do projeto estão: redução da morbimortalidade materna e fetal, redução das doenças sexualmente transmissíveis, prevenção e atenção à violência contra a mulher, profilaxia de pós-exposição sexual e contracepção de emergência.
INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO CARLOS CHAGAS
Reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência dos cursos e eventos, o Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas é uma entidade filantrópica focada na formação de profissionais com visão ampla de saúde e desenvolvimento social. Fundado há 60 anos, o ICC nasceu do idealismo de um grupo de médicos e é uma referência em pós-graduação médica em toda a América Latina.
MISSÃO | VISÃO | VALORES
1. Como você deseja que empresa seja vista pelo público?
Acolhedora, prestativa, integrada e inovadora.
2. Qual é a missão do projeto?
Nós somos comprometidos com o cuidado das mulheres em situação vulnerável, promover a sua autonomia e sua inserção a sociedade.
3. Qual é a visão do projeto?
Ser reconhecido como uma instituição de referência, na promoção e no cuidado integral da mulher vulnerável.
4. Qual são os valores do projeto?
Cuidado com a saúde, promoção dos direitos da mulher, empregabilidade e geração de renda.
5. Qual é o propósito do projeto?
Promover a saúde, a geração de renda e os direitos da mulher vulnerável.
6. Quais produtos ou serviços deseja destacar nas redes sociais?
Promoção à saúde, direitos da mulher e orientações jurídicas.
7. Quais são seus obejtivos para os prôximos 3 e 6 meses?
– Saúde: Identificar necessidades das mulheres, estabelecer um fluxo constante de serviços e definir os processos de atendimento médico.
– Enfermagem: Dar orientação sobre a educação da saúde para as mulheres atendidas.
– Jurídico: Identificar e definir um fluxo de demandas das necessidades das mulheres.
– Educação: Proporcionar oficinas com o objetivo de dar autonomia da geração de renda, cursos informais e de empregabilidade.
– T.I: Dar suporte técnico usando a tecnologia, para otimizar os sistemas das áreas do projeto.
– Recepção: Acolher e direcionar as necessidades do público.
– Transporte: Utilizar os meios de transporte para otimizar os processos das áreas do projeto.
– Social: Ser o facilitador dos acessos do público-alvo à serviços e cuidados integralizados.
Administração: Ser o suporte e o facilitador das necessidades da casa e de suas respectivas áreas.
8. Qual é o público-alvo?
Meninas maiores de 12 anos, moças, mulheres e transgêneros em situação de vulnerabilidade social.