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INSTITUTO CARLOS CHAGAS INAUGURA CASA DO PROJETO MENINA, MOÇA, MULHER.

 

Casa, no Centro do Rio de Janeiro, será centro de referência para a saúde da mulher. Moradoras de comunidades da região central do Rio de Janeiro estão entre os públicos prioritários. Atendimentos ambulatoriais, em oficinas e palestras deverá ser de 2000 atendimentos por mês.

O Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas inaugura, em maio, a sede do projeto Menina-Moça, Mulher, centro de referência no atendimento integrado de saúde da mulher formulado de forma a ser replicado em outras regiões do país. O projeto é definido como uma completa rede de atenção a mulheres de todas as idades, em situação de vulnerabilidade social, a partir da oferta de consultas médicas, palestras e oficinas tendo à frente uma equipe multidisciplinar. O Menina-Moça, Mulher contempla, ainda, o desenvolvimento de pesquisas na área de atendimento à Saúde da Mulher, ao integrar as ações do Projeto aos programas educativos do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas.

“O Menina-Moça, Mulher é único, moderno e inovador e foi pensado para dar apoio a mulheres em situação de rua, moradoras de comunidades, pessoas em situação de rua, profissionais do sexo, usuárias de drogas, vítimas de abuso sexual e todas as mulheres que tenham dificuldade no acesso ao sistema de saúde e precisem de atendimento especializado. Vamos promover também ações ligadas a direitos sexuais e reprodutivos, oferecer apoio jurídico e cursos de capacitação para a geração de trabalho e renda”, explica o cirurgião plástico Ricardo Cavalcanti Ribeiro, presidente do Instituto Carlos Chagas e um dos idealizadores da iniciativa.

O Menina-Moça, Mulher funcionará em uma casa, na região central do Rio de Janeiro, que abrigou um ambulatório e foi totalmente reformado para acomodar as salas para consultas, oficinas e atividades.

Segundo Ricardo Cavalcanti Ribeiro, o Menina-Moça, Mulher vai atender as necessidades sociais de jovens e mulheres carentes, chamando a atenção para a responsabilidade social de quem pode e deve fazer mais pela população. Além disso, o projeto vai seguir os conceitos adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O Menina-Moça, Mulher não tem fins lucrativos e foi criado para resgatar mulheres em situação de risco, que terão a chance de retomar a autoestima e ganharão uma nova oportunidade de reinserção na sociedade. Queremos resgatar a cidadania dessas pessoas em um projeto que tem como foco a menina, a moça e a mulher que apresenta demandas relacionadas à saúde, ao social e ao psicológico”, explica.

Segundo Silvio Fernandes, coordenador do Menina-Moça, Mulher, a gravidez na adolescência será um tema tratado pelos especialistas. “Atualmente, temos uma média de 3,8 gestações para o grupo de meninas com idades entre 10 e 19 anos. É uma estatística que precisa ser mudada, com uma redução drástica desses números. O objetivo é tratar, orientar, oferecer qualidade e opções de crescimento e sustento”, destaca.

Entre os resultados esperados do projeto estão: redução da morbimortalidade materna e fetal, redução das doenças sexualmente transmissíveis, prevenção e atenção à violência contra a mulher, profilaxia de pós-exposição sexual e contracepção de emergência.

 

INSTITUTO DE PÓS GRADUAÇÃO CARLOS CHAGAS

 

Reconhecido nacional e internacionalmente pela excelência dos cursos e eventos, o Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas é uma entidade filantrópica focada na formação de profissionais com visão ampla de saúde e desenvolvimento social. Fundado há 60 anos, o ICC nasceu do idealismo de um grupo de médicos e é uma referência em pós-graduação médica em toda a América Latina.

 

MISSÃO | VISÃO | VALORES

1. Como você deseja que empresa seja vista pelo público?

Acolhedora, prestativa, integrada e inovadora.

2. Qual é a missão do projeto?

Nós somos comprometidos com o cuidado das mulheres em situação vulnerável, promover a sua autonomia e sua inserção a sociedade.

3. Qual é a visão do projeto?

Ser reconhecido como uma instituição de referência, na promoção e no cuidado integral da mulher vulnerável.

4. Qual são os valores do projeto?

Cuidado com a saúde, promoção dos direitos da mulher, empregabilidade e geração de renda.

5. Qual é o propósito do projeto?

Promover a saúde, a geração de renda e os direitos da mulher vulnerável.

6. Quais produtos ou serviços deseja destacar nas redes sociais?

Promoção à saúde, direitos da mulher e orientações jurídicas.

7. Quais são seus obejtivos para os prôximos 3 e 6 meses?

– Saúde: Identificar necessidades das mulheres, estabelecer um fluxo constante de serviços e definir os processos de atendimento médico.

– Enfermagem: Dar orientação sobre a educação da saúde para as mulheres atendidas.

– Jurídico: Identificar e definir um fluxo de demandas das necessidades das mulheres.

– Educação: Proporcionar oficinas com o objetivo de dar autonomia da geração de renda, cursos informais e de empregabilidade.

– T.I: Dar suporte técnico usando a tecnologia, para otimizar os sistemas das áreas do projeto.

– Recepção: Acolher e direcionar as necessidades do público.

– Transporte: Utilizar os meios de transporte para otimizar os processos das áreas do projeto.

– Social: Ser o facilitador dos acessos do público-alvo à serviços e cuidados integralizados.

Administração: Ser o suporte e o facilitador das necessidades da casa e de suas respectivas áreas.

8. Qual é o público-alvo?

Meninas maiores de 12 anos, moças, mulheres e transgêneros em situação de vulnerabilidade social.

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