As mulheres em situação de rua são o grupo de menor expressividade quantitativa dentro desse contexto. Apesar disso, esse grupo está inserido em um conjunto de vulnerabilidades extremas e suas vivências estão cercadas de invisibilidades. O exemplo dessa situação são as inserções precárias no mercado de trabalho, potencializando ainda mais sua vulnerabilidade. A partir dessa constatação, o programa de qualificação das Mulheres atendidas pela Casa Menina, Moça, Mulher busca à superação da situação de rua com acesso ao mercado de trabalho, empreendedorismo e geração de renda.
Por meio de ações educativas e de sensibilização, reconhecendo o acesso ao trabalho como direito, alinhado aos desejos e demandas das mulheres em situação de rua, com articulação entre diferentes parceiros e instituições, possa contribuir para a diminuição da vulnerabilidade e a promoção de autonomia.
Acreditamos que com essas ações teremos condições de minimizar a discriminação contra a mulher, seja através do emprego formal ou do empreendedorismo, e a educação será a principal ferramenta para viabilizar esse objetivo, assegurando a maior participação das mulheres nas atividades econômicas e culturais, em condições mais igualitárias.
Se você deseja participar de uma das oficinas oferecidas pelo projeto, favor preencher o formulário abaixo:
⇨ Questionário / Educação Profissional
O programa atuará por três vertentes:
- Autonomia
Para incentivar a promoção da autonomia feminina.
- Educação Empreendedora
A educação empreendedora será realizada em formato de oficina, cujo objetivo é incentivar o empreendedorismo e fomento da economia local.
- Formação para o Mercado de Trabalho
O acesso ao trabalho será direcionado à capacitação dessas mulheres nos segmentos de comércio e serviços, responsáveis pelo desenvolvimento econômico no Rio de Janeiro.
Objetivos Específicos:
- Oferecer cursos de capacitação para o público-alvo do projeto.
As mulheres serão direcionadas ao atendimento das demandas levantadas junto ao mercado na região de abrangência do projeto.
- Oferecer palestras e oficinas de sensibilização sobre temas transversais como equidade de gênero.
Esses eventos serão conduzidos por profissionais da Equipe da Casa, tais como Arte terapeuta/Arte educadora, Educador Social e Agente de Saúde com ampla experiência nestas abordagens, e serão realizados no próprio espaço da Casa Menina, Moça, Mulher.
- Oficinas de orientação profissional e oficinas de empregabilidade
Essas oficinas objetivam apoiar as mulheres atendidas pela Casa na busca de qualificação profissional e inserção ao mercado de trabalho.
- Oficinas de Empreendedorismo
Estão previstas a realização de oficinas mensais de empreendedorismo.
- Oficinas Artísticas
Serão planejadas oficinas de Teatro, Música e Corpo visando maximizar a autoestima das mulheres e a sua Autonomia.